Desenrola FIES: prazo e discussão do programa na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados discute na terça-feira (14) os critérios adotados pelo governo para renegociar dívidas de alunos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Por meio do “Desenrola Fies”, estudantes podem procurar até o dia 30 de maio o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal para conseguir descontos no pagamento de seus débitos.

As renegociações são referentes a contratos firmados até 2017 e com dívidas em 30 de junho de 2023. O programa disponibiliza descontos que podem chegar até 99% de abatimento no valor consolidado da dívida e até 100% nos juros, dependendo de cada caso. As regras foram definidas pela Lei 14.719/23.

A audiência pública atende a pedido do deputado Gustavo Gayer (PL-GO). Ele cita dados do Ministério da Educação (MEC) segundo os quais há cerca de 1,2 milhão de pessoas inadimplentes, com saldo devedor de R$ 54 bilhões.

“Trata-se de uma oportunidade importante para discutirmos e esclarecermos os aspectos da norma que está vigorando, além de debater seus impactos nos diversos setores envolvidos”, diz o parlamentar.

O Desenrola FIES oferece descontos significativos, condições flexíveis e priorização dos mais necessitados. Estudantes em situação de vulnerabilidade social, inscritos no CadÚnico ou que receberam o Auxílio Emergencial em 2021, podem obter descontos de até 99% do saldo devedor. Além disso, o projeto estabelece condições flexíveis de renegociação, com prazos mais longos para pagamento e juros reduzidos.

Para mais informações sobre como participar do Desenrola FIES, os interessados devem entrar em contato com o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal antes do prazo final, dia 30 de maio.

Rolar para cima